domingo, 9 de junho de 2013

O Bonde Está Passando!

Quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2014, sabíamos que tínhamos uma série de exigências estruturais e financeiras para receber esse grande evento em nosso país. Em um segundo momento a FIFA e seu comitê definiram as cidades sedes da competição após avaliarem todas as cidades candidatas, levando em consideração diversos fatores.

A Copa do Mundo seria uma ótima oportunidade para melhoramos nossa infraestrutura, afinal até então exigiam-se hospitais, opções de transportes públicos, obras de mobilidade urbana, aeroportos estruturados e etc, além é claro de Arenas modernas que atendam os padrões FIFA. Estamos há pouco mais de um ano da Copa do Mundo, nos próximos dias receberemos a Copa das Confederações e o que ganhamos com tudo isso? Somente as Arenas que apesar de terem alguns problemas, precisando de pequenos ajustes, serão o ponto positivo da Copa.

Basta conversarmos com as pessoas que viajam com frequência para sabermos o que mudou nos aeroportos no Brasil, em especial nas cidades sede da Copa, os que melhoraram foram poucos, o sistema de transporte aéreo no Brasil continua um caos.  Pior que isso são os hospitais que deveriam ser ampliados, estruturados e até construídos, alguma notícia? As obras de mobilidade urbana, as novas opções de transporte público aonde estão? A única cidade que está investindo em melhorias estruturais é o Rio de Janeiro, que possui um aporte financeiro maior porque em 2016 já recebe as Olimpíadas.

Atualmente realizo uma consultoria em Natal, além de não ver investimentos em infraestrutura na cidade, busco questionar os moradores sobre as obras e eles são categóricos em dizer que não existe nenhuma obra além da bela Arena das Dunas que está sendo construída.


“O bonde está passando” e mais uma vez o Brasil teve uma oportunidade de crescimento que foi desperdiçada. Continuaremos achando que somos o país do futuro até quando? 

Nenhum comentário: