sexta-feira, 22 de junho de 2012

Lebron MVP James


Ontem o Miami Heat bateu o Oklahoma City Thunder, sagrando-se campeão da NBA na temporada 2011/2012. A série final acabou em 4 a 1 para o Heat que atropelou o Thunder após perder a primeira partida em Oklahoma. Nessa série o que mais me agradou foi a participação do astro Lebron James, criticado por muitos inclusive por mim de omissão em momentos decisivos, principalmente na final da temporada passada contra o Dallas que foi o campeão.

Lebron agora entra para a lista de astros MVP´s que foram campeões da NBA. Lebron é diferenciado, tendo números invejados em toda liga, sendo esse ano constante na temporada regular e nos playoffs, resolvendo nos momentos decisivos na final contra o Thunder. O título foi merecido pelo Miami, que contou com o trio de ferro James, Wade e Bosh, além de apoios pontuais nas partidas como Battier, Chalmers e ontem o Mike Miller.

Time montado pelo Presidente Executivo Pet Riley, ex-treinador de sucesso, considerado por muitos um dos melhores da história da NBA, com jogadores experientes como todos já citados além de Juwan Horward que participou de sua 18ª temporada. Méritos também ao seu jovem treinador Erik Spoelstra que modificou o modo do Miami após ser dominado na primeira partida da série.

Esperamos que a próxima temporada possa iniciar na data correta, sem atrasos por negociações entre as franquias e os atletas, que tornou a temporada mais curta e com números elevadíssimos de contusões por falta de uma pré-temporada adequada.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Mundo de Ilusões

O Futebol é um mercado que envolve muito dinheiro, porém de maneira concentrada e isso não é privilégio de um país ou outro e sim de todos. Na Europa, as principais Ligas de Futebol na minha opinião são da Espanha, Itália, Alemanha, França e Inglaterra, todas essas ao começar a competição nós já sabemos aqueles que disputam o título, pois a disparidade econômica é gigantesca.

No Brasil estamos vivendo esse mesmo processo, com os principais clubes ganhando verdadeiras fortunas com direitos de transmissão, enquanto os pequenos e médios “se viram nos trinta” para viabilizar suas participações nas competições com uma receita muito inferior, por isso a margem de erro de um clube médio e pequeno não é igual ao de um time grande.

Esse desequilíbrio na distribuição de renda afeta também aos jogadores de futebol. Ontem li uma reportagem sobre os atletas mais bem pagos do mundo. Sendo o mais bem pago em 2011 o inglês David Beckham, seguido pelo “marrento” mas craque Cristiano Ronaldo e pelo melhor jogador do mundo Lionel Messi. Beckham ainda é destaque pois fatura milhões em propagandas e produtos licenciados, além de um salário de “astro” de Hollywood.

Em cada canto encontramos meninos com o sonho de se tornar jogador de Futebol, um dos “vestibulares” mais concorridos do mundo, no qual a pequena minoria se transforma em jogador de futebol profissional e as exceções ficam ricos. A maioria dos atletas não ganham fortunas, porém vejo muitos desses administrar o que ganham muito melhor do que as estrelas do esporte.

A carreira de atleta é curta, isso todos sabem, porém poucos conseguem avaliar a importância disso em suas vidas pessoais e profissionais. Diversos ex-atletas que ganharam muito dinheiro hoje vivem de favores e/ou com extremas dificuldades. Conheci histórias de atletas com carro importado morando em alojamento do Clube e como esquecer da famosa história do Tele Santana que proibiu o Catê de ficar com seu carro enquanto não comprasse uma casa digna a seus pais. Histórias como essa são comuns no futebol, meninos que ao assinarem seu primeiro contato muitas vezes ganhando menos de 500 reais por mês compram o celular e as roupas da moda.

O problema é que os meninos possuem alguns péssimos exemplos, mas claro que cada cabeça sua sentença e cabe a eles mudarem essas histórias. A cada dia vejo notícias “novas”, porém repetidas, das mesmas "figurinhas", daqueles que passaram no vestibular e tornaram-se exceção e milionários, mas vivem no mundo de ilusões aonde acham que tudo é fácil e sequer valorizam suas histórias de luta para alcançar seus objetivo, preferindo viver uma decadência profissional total deixando seus futuros totalmente incertos e transformando suas carreiras ainda mais curtas, tornando seu mundo de sonhos em pesadelos.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Precisamos de Pesquisa de Mercado


Estou acompanhando os Campeonatos Brasileiros da Série A e Série B. Jogos equilibrados, restando poucos invictos na primeira divisão e nenhum na segunda. Os campeonatos ainda estão no início, ainda com atenções as finais da Copa do Brasil e da Libertadores, mas isso atinge apenas 6 times da série A, mesmo os públicos em geral são fracos nas duas principais divisões do campeonato brasileiro.

Outro dia comentei no twitter que esse fato deveria ser bem estudado pela CBF, Federações dos Estados e os Clubes. Na vivencia com os Clubes, escuto a maioria argumentar que a baixa ocupação nos Estádios é por causa do PPV e da proibição da bebida alcoólicas. Porém como disse, esse assunto requer maior atenção dos envolvidos.

Temos diversos outros fatores a serem analisados nesse estudo como atendimento aos torcedores, segurança nos Estádio, estrutura dos mesmos e seus acessos, a influência do rendimento dos times e a concorrência com entretenimento.

Muitos clubes acham que seus concorrentes são seus times rivais, mas na verdade são apenas adversários em campo, pois seus concorrentes são os diversos entretenimentos existentes para a sociedade. Jogo de futebol concorre com festas, passeios em famílias, shows, teatros, cinemas, shoppings, parques, programas de TV, redes sociais e etc.

Cabe aos envolvidos nesse sistema saber o “porque” que os torcedores não estão indo aos jogos, quais os motivos reais e não ficarmos no “achismo”. O torcedor é e sempre será um apaixonado, porém torna-se cada vez mais exigente e assim como em qualquer negócio, o Futebol precisa focar no seu cliente e entendê-lo para que assim possa oferecer a melhor estrutura para recebê-lo.

Citei como exemplo de concorrência também as redes sociais, afinal hoje independente da faixa etária, as pessoas vivem antenadas em Facebook, Twitter, Instagram entre outros.  Já que é uma tendência mundial alguém pode citar qual clube oferece Wi-Fi Zone em todo o estádio, qual possui interatividade total com os torcedores em suas redes sociais?

Sei bem das dificuldades financeiras do clubes, principalmente que essa estrutura tecnológica não é barata e tenho a certeza que na maioria dos clubes, seus departamentos de marketing avaliam essas possibilidades e todos os outros fatores que possam influenciar nos públicos dos Estádios no Brasil, por isso creio que necessitamos de pesquisas aprofundadas, que comprovem com números que pensamentos antigos no Futebol devem mudar, o negócio deve ser tratado com mais atenção e por especialistas.

Sabendo das necessidades, lutamos diariamente com as limitações de recursos para agirmos como devemos, quem sabe com pesquisas possamos mudar a visão de algumas pessoas que nunca fizeram uma analise crítica de um problema.

Paga para Aparecer


Os clubes possuem várias fontes de renda, mas as principais são as cotas de TV, patrocínios de camisa, programa de sócios e venda de direito federativos de atletas. Tenho observado alguns clubes com patrocínios pouco visíveis e sem ter nenhum tipo de ativação.

Nesse último final de semana conversei com um filho de dono de uma empresa que patrocina um clube da série A do Campeonato Brasileiro, na verdade ele que me contou que estava patrocinando esse clube, pois eu não tinha visto nenhuma imagem que mostrasse essa marca.

A pouca visualização do patrocínio é um grande passo para que o mesmo não seja renovado e esse problema ocorre em times grandes, médios e pequenos. Os clubes precisam ter esse cuidado também, não adianta comercializar um espaço que não traz retorno e o patrocinador não pode se dar ao luxo de investir em algo que não traga benefício, ou seja, a preocupação nesse caso precisa ser das duas partes, para que esse relacionamento seja duradouro.

Para finalizar, escuto alguns amigos falarem que não admitem que um patrocinador, com a cor do principal rival estampe sua marca na camisa do clube nas cores da logo marca da empresa, esses ainda citam os clubes de Porto Alegre (Grêmio e Internacional) como exemplos para fortalecer sua argumentação.

Porém vale lembrar que no Rio Grande do Sul, o poder de barganha dos dois principais clubes do estado é muito grande e o estado possui sim essa peculiaridade, até mesmo devido ao bairrismo existente nessa região, mas não é porque lá funciona que os outros devem fazer o mesmo.

Caso eu fosse um empresário, que tivesse a intenção de patrocinar uma equipe de futebol, exigiria sim que a marca da minha empresa estivesse de acordo com o manual de marca da mesma, afinal o investimento não é baixo e minha marca deve estar como eu quero e de forma visível a todos.   

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Euro Copa - Seleção Alemã


Na próxima sexta feira teremos o início da Euro Copa, na minha opinião o segundo maior evento de Futebol do mundo, perdendo apenas para a Copa do Mundo. O torneio conta com 16 equipes divididas em 4 grupos. No Grupo A teremos Grécia, Polônia, República Checa e Russia, no Grupo B chamado por muitos de “grupo da morte”, jogarão as seleções da Alemanha, Dinamarca, Holanda e Portugal. Já no Grupo C os times da Croácia, Itália, Irlanda e a atual Campeã Mundial a seleção Espanhola. No último Grupo teremos a seleções da França, Inglaterra, Suécia e Ucrância.

Nesse ano a Euro Copa será disputada em dois países, Polônia e Ucrânia. Várias obras principalmente na Polônia não ficaram prontas para o evento, percebo que esses mesmos problema teremos na Copa do Mundo no Brasil. A Euro conta com grandes forças do Futebol Mundial como Espanha, França, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal e Inglaterra. Os problemas econômicos do continente se agravam cada vez mais e isso irá se refletir nas próximas competições nacionais no continente, porém esse é um assunto para o próximo post.

Analisando as equipes, claro que o futebol da Espanha encanta, o futebol competitivo da Inglaterra é candidato também ao título, o jogo ofensivo da Holanda sempre com seus “pontas” aberto com esquema tendo 3 atacantes me agrada muito, mas hoje a melhor equipe na minha opinião é a Alemanha.

Busquei novas informações sobre o elenco Alemão para a Euro 2012 e um dos dados que me despertou mais atenção é a baixa média de idade da equipe, que por sinal é a mais baixa da competição com 24,52 anos. A base da equipe vem de clubes nacionais como Bayern de Munique e o Borussia Dortmund, contanto ainda com diversos jogadores de outras equipes nacionais.. No total dos 23 atletas convocados para seleção, apenas 5 não atuam na liga nacional (Bundesliga), os “galáticos” do Real Madri Ozil e Khedira, Podolski e Mertesacker do Arsenal e Kole da Lazio.

A Alemanha há anos investe em sua liga, releva jogadores com frequência e com um grupo nessa média de idade, me arrisco a dizer que a principal favorita ao título da Euro 2012 e Copa 2014. O F futebol alemão deixou de ser previsível, contando com jogadores de extrema qualidade técnica como Ozil do Real Madri, Schweinsteiger do Bayern de Munique e Mário Gotze do Borrussia Dortmund, ainda com a eficiência de seus atacantes Miroslav Klose da Lazio, Mário Gomez do Bayern de Munique e Lukas Podolski do Arsenal.

Aos amantes do Futebol, nos próximos 20 dias teremos a volta do Campeonato Brasileiro da Série A, continuação da série B, amistoso entre Brasil e Argentina, Euro Copa e Semi-finais da Copa Libertadores. Futebol de qualidade todos os dias, vale a pena conferir!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Finais de Conferências na NBA


Nos últimos dias tenho acompanhado todas as partidas das Finais de Conferências que por sinal estão muito equilibradas e com o mando de quadra sendo fator determinante nas partidas. Hoje (segunda-feira dia 04/06) teremos o 5º jogo entre San Antonio Spurs e Oklahoma City Thunder, o confronto da Conferência Oeste está empatado assim como na Conferência Leste entre Miami Heat e Boston Celtics.

No Final do Oeste temos um confronto entre uma equipe jovem do Thunder contra os experientes do Spurs. A equipe de Oklahoma possui um time equilibrado, comandado por Kevin Durant, na minha opinião o melhor jogador da atualidade da NBA. Já os veteranos do Spurs são liderados pela dupla de craques Parker e Ducan, além de contar com toda a eficiência do argentino Manu Ginobili e com a juventude do brasileiro Tiago Splitter que fazem jogadas maravilhosas de “pick and roll”.

No confronto do Leste, o Boston possui jogadores de extrema qualidade como Kevin Garnett, Paul Pierce, Ray Allen e Rajon Rondo, o último sendo o mais jovem e voando nesses playoffs. Já a equipe de Miami possui dois dos “Show Man” da atualidade. Lebron James e Dwyane Wade carregam seus times nas costas, o primeiro tendo média superior de 30 pontos nos playoffs, porém ainda criticado nos momentos decisivos.

Lebron James é um craque, a média de pontos que eles possui na fase decisiva da competição é digna de jogador MVP, porém ele peca em detalhes que poderiam torná-lo ídolo mundial em seu esporte. James foi muito criticado nas Finais da NBA da temporada passada por jogar abaixo da média na série decisiva contra o Dallas (atual campeão), mas a principal crítica é na omissão em momentos decisivos do jogo. Ele é um jogador fantástico, completo, capaz de fazer jogadas improváveis, com uma força e explosão física fora do comum, atuando em diversas posições em quadra, mas na hora de decidir o jogo, normalmente bem marcado prefere passar a bola.

Os vídeos produzidos pela NBA mostram que nos momentos decisivos o Wade é mais arrojado e participativo, ontem arriscou um arremesso que poderia dar a vitória ao Heat e errou, mas não se esconde em lances como esse. Michael Jordan o melhor jogador que vi jogar dizia que era lembrando por cestas decisivas, mas lembrava também dos erros que teve em momentos críticos do jogo, Jordan exaltava sua coragem em lances decisivos e essa atitude precisa ser demonstrada pelo craque Lebron James para que possa se tornar um dos melhores jogadores da história do basquete, qualidade ele tem de sobra, mas são esses detalhes que ainda não o tornaram unanimidade.