segunda-feira, 18 de junho de 2012

Precisamos de Pesquisa de Mercado


Estou acompanhando os Campeonatos Brasileiros da Série A e Série B. Jogos equilibrados, restando poucos invictos na primeira divisão e nenhum na segunda. Os campeonatos ainda estão no início, ainda com atenções as finais da Copa do Brasil e da Libertadores, mas isso atinge apenas 6 times da série A, mesmo os públicos em geral são fracos nas duas principais divisões do campeonato brasileiro.

Outro dia comentei no twitter que esse fato deveria ser bem estudado pela CBF, Federações dos Estados e os Clubes. Na vivencia com os Clubes, escuto a maioria argumentar que a baixa ocupação nos Estádios é por causa do PPV e da proibição da bebida alcoólicas. Porém como disse, esse assunto requer maior atenção dos envolvidos.

Temos diversos outros fatores a serem analisados nesse estudo como atendimento aos torcedores, segurança nos Estádio, estrutura dos mesmos e seus acessos, a influência do rendimento dos times e a concorrência com entretenimento.

Muitos clubes acham que seus concorrentes são seus times rivais, mas na verdade são apenas adversários em campo, pois seus concorrentes são os diversos entretenimentos existentes para a sociedade. Jogo de futebol concorre com festas, passeios em famílias, shows, teatros, cinemas, shoppings, parques, programas de TV, redes sociais e etc.

Cabe aos envolvidos nesse sistema saber o “porque” que os torcedores não estão indo aos jogos, quais os motivos reais e não ficarmos no “achismo”. O torcedor é e sempre será um apaixonado, porém torna-se cada vez mais exigente e assim como em qualquer negócio, o Futebol precisa focar no seu cliente e entendê-lo para que assim possa oferecer a melhor estrutura para recebê-lo.

Citei como exemplo de concorrência também as redes sociais, afinal hoje independente da faixa etária, as pessoas vivem antenadas em Facebook, Twitter, Instagram entre outros.  Já que é uma tendência mundial alguém pode citar qual clube oferece Wi-Fi Zone em todo o estádio, qual possui interatividade total com os torcedores em suas redes sociais?

Sei bem das dificuldades financeiras do clubes, principalmente que essa estrutura tecnológica não é barata e tenho a certeza que na maioria dos clubes, seus departamentos de marketing avaliam essas possibilidades e todos os outros fatores que possam influenciar nos públicos dos Estádios no Brasil, por isso creio que necessitamos de pesquisas aprofundadas, que comprovem com números que pensamentos antigos no Futebol devem mudar, o negócio deve ser tratado com mais atenção e por especialistas.

Sabendo das necessidades, lutamos diariamente com as limitações de recursos para agirmos como devemos, quem sabe com pesquisas possamos mudar a visão de algumas pessoas que nunca fizeram uma analise crítica de um problema.

3 comentários:

Assis disse...

Bona, belo texto! Boa reflexão!

Filipe Calmon disse...

Bona, desse uma olhada nisso aqui?

Abraços!

http://www.infoesporte.com.br/noticias/avai/estatisticas/22032012/avaianos-e-alvinegros-pensam-em-gastar-r-27mes-com-os-clubes/

Carlos Eduardo P. Bonatelli disse...

Valeu Adriano!

Filipe, tinha acompanhado a pesquisa, são informações importantes que devem ser consideradas. Esse tipo de pesquisa deveria ser ampliada, teríamos muito a ganhar. Futebol pesquisa sim de pesquisas de mercado.

Abraço